As infecções urinárias são uma causa frequente de consultas, podendo acometer pessoas de todas as idades e de ambos os sexos. Quando atingem a bexiga, são conhecidas como cistites, porém podem afetar os rins em casos mais graves, sendo chamadas de pielonefrites.

As maiorias dos casos de infecção de urina, principalmente aquelas recorrentes, ocorrem em mulheres, de forma mais pronunciada em três fases da vida: início da idade escolar, início das atividades sexuais e climatério. Já em homens, normalmente as infecções urinárias se concentram no primeiro ano de vida, geralmente associadas a malformações ou mau funcionamento do trato urinário, e também após os 60 anos, acompanhando o surgimento das doenças prostáticas.

Geralmente as infecções urinárias de repetição em mulheres ocorrem em tratos urinários normais, porém é muito importante uma avaliação adequada e especializada. A ingesta inadequada de água, o intestino preso, alterações vaginais infecciosas ou por falta de hormônios devem ser pesquisadas.

Quase as metades das mulheres que apresentam cistite terão novo episódio em um ano, sendo que 25% destas passam a apresentar infecções urinárias de repetição. É muito importante o tratamento da infecção aguda, mas as medidas de prevenção de novos episódios são igualmente importantes, evitando desconfortos e riscos.

Já em homens com infecções de urina, principalmente após os 60 anos, é muito importante avaliar a próstata e toda a uretra (canal da urina).